Como medir o desgaste dos pneus do carro com uma moeda

Se alguma vez andaram a pesquisar o desgaste dos pneus na internet sabem que um dos mais famosos testes para analisar o desgaste se baseia no uso de uma penny, a moeda americana de 0,01 ¢. O teste essencialmente baseia-se no tamanho da moeda e no facto de ter a cara de um presidente lá espetada.


Por lá encosta-se a moeda com o presidente de cabeça para baixo no sulco de um pneu, e se for possível ver-lhe a testa então é preciso trocar o pneu porque está demasiado gasto. Admitindo desgaste regular em todos os pneus, passa então a ser preciso trocar pelo menos dois.

Esta dica, apesar de muito gira, é inútil para o pessoal que lida com euros todos os dias, e que não tem uma penny à mão para testar os seus pneus. O Imbecis decidiu investigar, e aranjámos equivalência para o teste cá em Portugal.

Por cá o teste não é assim muito necessário, pois os pneus têm um indicador de desgaste na banda de rolamento. No entanto, como imbecis que somos, decidimos fazê-lo na mesma.

Como testar o desgate dos pneus com uma moeda

Façam o teste com a moeda nesta posição

Ora, depois de passarmos uma quantidade embaraçosa de tempo a medir moedas, chegamos a um teste que achamos porreiro, e que nos dá ainda alguma margem de segurança.

Em Portugal, de acordo com a Michelin, o limite legal de profundidade do piso é de 1,6mm. Ao medirmos uma moeda de 10 cêntimos virada de "0" para baixo, contámos cerca de 2 mm até conseguirmos chegar ao meio do número, isto começando pela parte mais encostada às bordas da moeda. Assim, concluimos que ao taparem um bocado do "0" de uma moeda de 10 cêntimos, os pneus estarão bons para circularem sem terem o sr. agente a pedir-vos explicações.

Notem que o teste foi feito pelo Imbecis..com sem qualquer caríz ciêntifico e como tal não deve ser levado à risca. Em caso de dúvida, verifiquem o indicador de desgaste e falem com o mecânico.

Agora, depois desta teoria toda, fiquem a saber que se não cuidarem dos pneus eles ganham vida própria, e fazem-vos isto:



Imbecis

Um dos administradores do site imbecil, criados por imbecis, feito para leitores espetaculares. Google

0 comentários: